Terapia da Fala

“Terapia da Fala antes dos 3 anos? Não vale apena!”

Será esta afirmação uma verdade? Ou uma mentira?

Vou dar-vos já a resposta: este é um dos grandes mitos que existem relativamente à Terapia da Fala e com o qual me deparo tantas vezes seja em contexto informal ou mesmo em consulta.

Nunca é demasiado cedo para ir à Terapia

… e não avaliarmos precocemente, isso sim é um grande erro! Podemos estar a deixar escapar algo que se for observado atempadamente vai certamente ser benéfico para todos.

Não se deixem levar por conversas alheias e, quem já me vai conhecendo sabe que estou sempre a bater na mesma tecla quando digo que não há 2 crianças iguais! As necessidades do seu filho não são comparáveis às necessidades de outras crianças e é isto que deve ficar bem claro nas vossas cabeças.

Antes dos 3 anos, a maior parte dos pais / cuidadores recorrem à Terapia da Fala por questões (maioritariamente) de linguagem, fala e alimentação.

Sejam elas porque a criança ainda não diz determinados sons, porque não compreende bem o que lhe dizem, porque os pais notam que a introdução alimentar está a ser muito difícil ou porque está muito seletiva a comer… enfim, uma panóplia de situações que DEVEM mesmo ser avaliadas e orientadas por um Terapeuta da Fala.

Por vezes a intervenção até poderá ser indireta com recurso a estratégias que o terapeuta vos indicará para colocarem em prática ou então, por outro lado ter de se iniciar uma intervenção direta, com sessões regulares (não se esqueçam que cada caso é um caso).  

Agora, o mais importante! Mamãs e papás (ou avós, tios, primos, educadores-de-infância and so on…). Se sentem que a criança está com alguma dificuldade não deixem para amanhã o que podem avaliar hoje – mesmo que o vosso médico assistente diga que está tudo bem, se vocês não estiverem seguros disso, marquem uma avaliação e entendam o vosso pequenote ainda melhor!

Para relembrar os sinais de alerta entre os 2 e os 5 anos de idade, leiam ou releiam o artigo:
Partilhar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.