Psicomotricidade

“Sou a Clara, tenho 4 anos e tenho medo das máscaras de Carnaval”

As máscaras de Carnaval são um elemento tradicional de festa, mas podem causar medo e ansiedade nas crianças. Ao longo deste artigo, vamos reflectir em conjunto sobre este tema. O medo associado às máscaras de Carnaval pode acontecer porque as máscaras escondem as caras que estão por detrás de uma pessoa, o que pode ser assustador para crianças que ainda se estão a familiarizar com a noção de identidade e reconhecimento facial.

Além disso, as máscaras de Carnaval podem ser grandes e coloridas, o que pode ser intimidante para crianças que já têm medo de monstros ou de outros personagens fictícios. Nesta linha de pensamento, a própria roupa de fantasia também pode ser uma fonte de medo, especialmente se incluir adereços como
espadas ou outros objetos que possam ser vistos e interpretados como sendo ameaçadores.


Como podemos ajudar se o/a nosso/a filho/a tiver medo de máscaras de Carnaval como a Clara?

Para ajudar a reduzir o medo que as máscaras de Carnaval podem causar, podemos explicar o que são as máscaras e por que razão as pessoas as utilizam.
Enquadrar vai ajudar no processo de compreensão. Também podemos mostrar fotos de máscaras de Carnaval para que as crianças se possam habituar à sua aparência e antecipar momentos em que vão estar em contacto com outras crianças e/ou adultos mascarados em ambiente festivo. Além disso, também é importante deixar as crianças saberem que as pessoas por trás das máscaras são amigáveis e não representam qualquer ameaça.


Outra estratégia que poderá ajudar é realizar atividades de movimento, como por exemplo danças animadas, jogos divertidos no interior e brincadeiras na rua, em que as crianças poderão explorar o seu corpo em movimento de forma livre, fluída e tranquila, ao som de músicas alusivas ao Carnaval ou outras que possam fazer mais sentido e ter maior preferência.
O mais importante é que as crianças se divirtam e usufruam do momento.

É importante salientar que, se a criança tem medo excessivo e não se consegue sentir confortável com as máscaras de Carnaval, é recomendado evitar levá-las a eventos onde se prevê que existam muitas pessoas mascaradas.

É fundamental respeitar tudo o que a criança está a sentir e priorizar o seu bem estar.

Partilhar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *