Psicologia

Regresso às aulas – como ajudar a criança?

O início do ano letivo é, quase sempre, marcado por alguma emoção e ansiedade para todos.

Para muitas crianças e pais, o regresso às aulas é sinónimo de mudança. Mudança de horários, de professores e de colegas, entre outros.

Neste artigo, deixo algumas dicas para ajudar as crianças neste regresso às aulas:

  1. Estabelecer e reajustar as rotinas de sono – é necessário estabelecer rotinas de sono para uma melhor aprendizagem e desempenho escolar.
  2.  Escolher em conjunto com a criança, as atividades extracurriculares que poderá frequentar durante o ano letivo;
  3. Conversar com a criança sobre o regresso às aulas – ouvir a criança sobre os seus medos, receios, angústias e preocupações, sem nunca desvalorizar o que sente, potenciando a sua preparação e confiança.
  4. Ajudar a criança na organização – ajude a criança a organizar o material escolar, os livros e a mochila.
  5.  Promover autonomia e responsabilidade – é essencial que os pais supervisionem as atividades escolares, sem nunca “fazer” pela criança.
  6. Definir um espaço de estudo – com o regresso às aulas, é importante definir um local de estudo para a criança, onde possa realizar os trabalhos de casa, estudar para os testes, promovendo a organização. Esse local de estudo deverá estar longe de fontes de distrações (como por exemplo, televisão, computador, tablets, consolas, jogos…)
  7. Criar um calendário familiar, onde constem os horários da criança, nomeadamente, tempo para brincar, para descansar, para as atividades extracurriculares…
  8. Motivar a criança para as aprendizagens escolares – estar atento ao desempenho da criança, elogiando sempre o esforço na realização da tarefa.

Partilhar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.