
Porque devo ir à Fisioterapia Pélvica durante a gravidez?
Atualmente, a mulher procura saber mais informações acerca da sua saúde e do seu corpo, especialmente numa fase tão importante na sua vida como é a gravidez.
Por si só, a gravidez é uma altura desafiante tendo em conta as alterações físicas pelas quais o corpo da mulher atravessa. É também uma altura de várias dúvidas sobre o que está a acontecer e o que irá acontecer.
Por haver cada vez mais informação a circular (e ainda bem!) a mulher procura mais cedo o apoio da fisioterapia pélvica na gravidez. No entanto, na maioria das vezes não sabe bem o que esperar nem porque é assim tão importante esta consulta. E sejamos sinceras, na gravidez somos bombardeadas por inúmeras “tarefas” tidas como essenciais a realizar.
Então, porque é importante ir a uma consulta de fisioterapia pélvica na gravidez?
Como referi anteriormente o corpo da grávida experiencia uma transformação física (e não só! mas deixo esta conversa para outra altura) incrível para acomodar confortavelmente o crescimento e desenvolvimento do bebé.
Sendo o corpo da mulher a “CASA” do bebé queremos que este esteja seguro e que o nosso corpo “aguente” todas as mudanças sem provocar dor ou desconforto (ou o mínimo possível) à mulher.
Já estou aqui a levantar um pouco o véu de que a fisioterapia pélvica é muito mais do que avaliar o pavimento pélvico ou a massagem perineal.
Na consulta de fisioterapia pélvica prima-se pela avaliação da postura corporal, avaliação da mobilidade corporal, e sim avaliação da mobilidade e função dos músculos do pavimento pélvico. No fundo, o maior propósito é observar e avaliar a mulher como um todo considerando sempre a fase de gravidez em que se encontra, e se apresenta alguma sintomatologia.
É também uma oportunidade de auto-conhecimento do corpo e do seu funcionamento, por exemplo, no que respeita à consciência corporal, à consciência da respiração, à consciência do pavimento pélvico.
A partir das necessidades específicas de cada grávida, a fisioterapeuta acompanha toda a gravidez com o principal objetivo de garantir “espaço” no corpo da mulher para o crescimento do bebé, preparar a mulher para o parto e consequentemente para o pós parto.
Está descrito na literatura que o acompanhamento da fisioterapia pélvica beneficia a mulher na gravidez e pós parto.
Resumindo…
A fisioterapia pélvica na gravidez não se limita de todo ao pavimento pélvico e ao ensino da massagem perineal. É sim uma especialidade que visa sobretudo que a mulher conheça o seu corpo, como funciona, e prepará-lo para o parto e pós parto.
E então, quando começar?
Sei que essa pode ser a questão que está a surgir agora na sua cabeça. Pode (e deve) iniciar logo no 1º trimestre, pois iniciando perto da data prevista de parto não haverá grande influência no seu corpo. E o intuito é que este acompanhamento seja em todas as etapas da gravidez.
Para mais informações, não deixe de visitar a página Fisio Mulher & Mãe!