Terapia da Fala

“O teu filho não fala porque é preguiçoso”

Quem de vocês nunca ouviu a célebre frase: “O teu filho ainda não fala? Que preguiçoso!”

E, se eu vos der uma maravilhosa notícia de que… NÃO EXISTEM CRIANÇAS PREGUIÇOSAS!!!! O que é que vocês me dizem?

Pois é, se não existem crianças preguiçosas para gatinhar, para andar, para comer…porque haveriam de ter preguiça para falar?

Este é um dos maiores mitos que costumo ouvir relacionado com o desenvolvimento da criança e, o que leva mais os pais a protelarem uma avaliação em terapia da fala porque esperam, pacientemente, que a preguiça passe.

Infelizmente, ainda há este estigma da sociedade de adjetivar as dificuldades como se elas fossem passar por si só e até de forma a responsabilizar a criança por elas. Paremos com isto já! Não é suposto rotularmos as nossas crianças desta forma. Além de que, compara-se muito inteligência com este tipo de dificuldades e uma coisa nada tem haver com outra.

“Ah, mas ele entende tudo o que lhe dizemos”. Certo. Mas compreensão é uma coisa, expressão é outra.

“Ele chega lá com o tempo…é tão inteligente!”

O objetivo major de qualquer criança é comunicar. É fazer-se entender e ser entendida. Por isso, se estamos perante uma criança que claramente nos apresenta dificuldades em fazer-se entender oralmente e já seria suposto dizer palavras ou inclusive frases e ainda não o faz, não a responsabilizem por isso. Ajudem-na.

Como?

  • Criando um ambiente estimulante onde a criança sinta vontade em falar. Em dizer por palavras o que quer.
  • Solicitando uma avaliação em Terapia da Fala!

Resumindo…

A preguiça é algo que, de facto existe… nos crescidos! Existe quando estamos cansados, sem energia, quando nos apetece estar no sofá o dia todo sem fazer nada. Acham que as crianças sentem isto? Claramente que não. Por isso, mais uma vez, não se deixe levar por comentários alheios e siga sempre o seu instinto. Sempre com a certeza de que… não há crianças preguiçosas para falar!

Partilhar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.