Diário da Mãe

O nosso dia-a-dia

Muitos de vocês ficam curiosos quando digo que estou em casa a maior parte do tempo, atualmente por opção, com o Henrique. Sim, eu ainda trabalho, mas tento sempre arranjar forma de conciliar a minha vida pessoal com a profissional.

Por isso, hoje decidi falar-vos de como é a nossa vida diária, de uma mãe que desde que foi mãe foi ao local de trabalho apenas 3 meses, de um menino com 18 meses que não sabe o que é ir à creche (frequentou os 3 meses que a mãe foi trabalhar) e um pai em teletrabalho desde Março!

Se é um bicho de 7 cabeças? Não, de todo! Se todas as mães teriam esta “coragem”? Também não. Sim porque é preciso coragem e estofo emocional para isto, ainda para mais em tempo de pandemia em que vemos a nossa liberdade mais limitada. Há dias realmente difíceis e mais esgotantes do que um dia de trabalho mas, são opções e nada que uma música relaxante e um bom banho ao final do dia não ajude!

E como é o nosso dia-a-dia?

Durante a semana, muito básico! Vou-vos deixar aqui quase como uma tabela do que fazemos:

Entre 07h e as 08h: Alvorada e Pequeno-Almoço todos juntos.

09h: O pai entra ao serviço no escritório cá de casa. A partir daqui, sou só eu e o Henrique toda a manhã até à hora de almoço.

No período da manhã, tento ao máximo fazer atividades com ele de estimulação cognitiva, de linguagem, brincadeiras musicais e sempre que dá, vamos passear os dois.

12h30: Almoço. Fazemos sempre a refeição juntos.

13h30: Hora da sesta do Henrique. Aqui aproveito para produzir conteúdos para o blog, fazer algo cá em casa que precise de ser feito (se bem que há tarefas que faço com o Henrique e ele já vai ajudando como pôr roupa a lavar, fazer camas, arrumar casa…)

16h00/16h30: Acorda da sesta e vamos lanchar os 3.

17h00: A esta hora tentamos que exista brincadeira mais para desgaste de energia. Hora de saltar, pular, correr, jogar à bola e, como ele gosta muito de música é hora de ouvir no Youtube o que gosta.

18h30: Pai normalmente termina o dia de trabalho a esta hora e ficamos até às 19h a brincar os 3.

19h00: Trato do jantar enquanto o pai dá o banho ao pulguinha.

20h: Jantamos todos.

20h45: Hora da caminha! Um de nós fica a adormecer o Henrique e a seguir é o nosso momento de sofá, mantinha nas pernas e ver séries! (Se bem que eu sou uma nódoa e aguento uns 20 minutos acordada).

Regra geral às 22h30 já estamos na cama, prontos para acordarmos 102654937 vezes durante a noite porque o pulga acorda e quer atenção!

Notem que os horários que eu coloquei nem sempre são assim tão lineares! No entanto, tentamos sempre que haja uma rotina para o dia ser mais fácil.

E durante o fim-de-semana é tudo igual?

Sim, normalmente o que muda é a hora de almoço sendo que almoçamos mais perto das 13h e sempre que possível passeamos mais um bocadinho. Agora andamos numa “onda” de conhecer os jardins que existem em Lisboa. Um dia destes deixo-vos o nosso roteiro de Jardins da capital aqui, que dizem?

Em jeito de conclusão, é assim o nosso dia-a-dia. Uns dias com mais atividades, outros com menos, uns dias com imensa paciência, outros nem tanto mas no fundo tudo flui.

E desse lado, como correm os vossos dias?

Partilhar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.