Diário da Mãe

O frio e a pele sensível

Já repararam bem no frio que está, tem estado e vai continuar a estar?

Não me lembro de um Inverno tão rigoroso nos meus poucos 31 anos de vida, com temperaturas negativas ou muito perto disso em Lisboa … (mas eu na realidade também tenho memória de peixe…)!

E já pensaram como a nossa pele se ressente? Imaginem então como é que será a das nossas crianças!  

É sobre isso que vos venho falar hoje, mais concretamente sobre a nossa experiência cá em casa com um bebé que tem tendência a pele atópica e que fica bem mais evidente nestes dias de frio!

Tudo começou quando o Henrique começou a dar sinais de irritação da pele no início do seu primeiro Inverno (em 2019). Já sabemos que a pele dos bebés é mais sensível e tal mas…quando lhe fazíamos a massagem com o creme depois do banho, notávamos que a pele estava a ficar mais áspera e vermelha em zonas muito localizadas (valha-nos que a cara sempre escapou). Falámos de imediato com a pediatra que nos disse não ser nada demais, pelas fotos que enviámos, mas que teríamos de ter cuidados redobrados.

E que cuidados eram esses?

 – Aplicação de creme hidratante específico para peles atópicas (recomendou-nos o Lipikar da La Roche-Posay) 2 vezes ao dia;

– Banho sempre tépido com o gel de banho da mesma marca do creme hidratante e com as mesmas características;

– Não usar amaciadores na roupa durante a lavagem para não criar irritações;

– Usar sempre roupas de algodão e cortar tudo o que fosse etiquetas;

– Não vestir muitas camadas de roupa para evitar que transpirasse;

– E, no fundo…esperar que passasse.

Andámos nesta rotina uns 2 meses até que melhorou significativamente e de repente…piorou. Chegámos a achar que isto estaria inclusive a implicar com a qualidade do sono dele pois nesta fase acordava imensas vezes (seria provavelmente o prurido e o desconforto).

Entretanto falámos novamente com a pediatra e mantivemos todos os cuidados anteriores mas introduzimos uma medicação para aliviar o prurido, apenas durante 3 dias e receitou-nos ainda uma pomada que para nós foi milagrosa – desculpem não vos falar de marcas a este nível mas não quero influenciar ninguém com coisas que podem não ser adequadas aos vossos babys. Certo é que melhorou novamente bastante e até hoje tem-se mantido muito tranquilo. No verão com o calor felizmente não piorou. Mas agora com a chegada do frio……. Puf! Voltámos à pele vermelha e áspera sem qualquer desconforto aparente associado.

Já experimentámos vários cremes hidratantes ao longo do ano desde o SVR para pele atópica, Barral (É o que estamos a experimentar agora)… mas a nossa preferência vai para o que a médica nos recomendou!

Apesar da situação do H. não ser de todo grave sabemos que o vai acompanhar durante uns aninhos e é expectável que vá passando com a idade.

E desse lado como é que reage a pele dos vossos pequenos ao frio?

Ah e não se esqueçam! Mesmo que os vossos pequenos não tenham problemas de pele, hidratem sempre muito!

Partilhar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.