Terapia da Fala

Ideias para estimular a linguagem das crianças!

Atualmente, e mais do que nunca, estamos demasiado tempo em casa seja com os nossos bebés ou crianças tendo em conta a pandemia que vivemos. E, provavelmente muitas das mães que me lêem estão em casa em teletrabalho com os seus filhos ou as que não estão, vão buscá-los mais cedo às creches ou às amas e passam mais tempo com eles.

Mas, passar mais tempo não significa tempo de qualidade, certo? Damos conta (e também falo aqui na primeira pessoa) de que ficamos sem ideias para os estimular de forma adequada e a linguagem é das áreas do desenvolvimento que vai ficando mais para trás. É difícil manter rotinas, gerir tempos, ajudar nas tarefas domésticas e nas atividades das crianças mesmo estando em casa quase 100% do tempo.

Por isso, vamos tentar gerir melhor todas as tarefas para podermos passar tempo útil e de qualidade com eles e sem tablets, telemóveis ou televisões à mistura?

Para que a comunicação vá evoluindo e a criança passe utilizar a linguagem oral como meio de comunicação, o ambiente em que vivemos deve ser cheio de estímulos de todas as naturezas.

Há momentos do nosso dia a dia em que os podemos introduzir e já estaremos a estimular a linguagem. Neste sentido, os pais têm um papel crucial ao poderem diversificar as experiências de comunicação aos seus filhos.

Assim, deixo-vos com uma lista de ideias/atividades para estimularem a linguagem dos vossos pequenos!

  • Conversar: Conversar, conversar, conversar. Sempre! Este é uma das formas para que desenvolva de forma adequada a fala e linguagem. Fale com o seu bebé desde que nasce e conte-lhe tudo o que está a acontecer. Por exemplo, se vai mudar a fralda, diga-lhe que o vai fazer e vá falando com ele ao mesmo tempo que executa essa tarefa.
  • Cantar: Tanto os bebés como as crianças mais crescidas, gostam de ouvir a entoação das melodias. Cante para eles e vai ver um sorriso como resposta!
  • Ler histórias: Seja de manhã, à tarde, à noite… Apresente-lhe livros adequados à faixa etária e leia-lhe histórias. Se a criança já for capaz de manusear o livro, dê-lhe para a mão e deixei-a explorar as formas, cores e imagens.
  • Ir às compras: Esta é daquelas tarefas do nosso quotidiano que facilmente ajudam à estimulação da linguagem. Apesar de estarmos a viver uma fase que não nos permite fazê-lo de forma descontraída (eu própria não tenho levado o meu filhote aos supermercados ultimamente) é um ambiente riquíssimo para explorar novos conceitos (nomes das frutas, legumes, lacticínios…). Mas para esta atividade, garantidamente que melhores tempos virão.
  • Nomear os alimentos durante as refeições: Quando estão a confeccionar ou mesmo a dar a refeição aos vossos pequenos vão-lhes dizendo o nome dos alimentos.
  • Façam passeios (com toda a segurança e seguindo todas as normais atuais da DGS) e leve-os a novos lugares: Os passeios em família são óptimas oportunidades para aprenderem palavras novas, conceitos novos e explorarem o meio ambiente!
  • Brincar ao faz-de-conta: Criem um ambiente familiar e representem atividades do quotidiano e das vossas rotinas ou mesmo recriar uma história de um livro.
  • Com os próprios brinquedos da criança: estimular as rimas, os conceitos de cores, número, tamanho e opostos (p.ex: “Olha o teu carro amarelo, é grande não é? E o teu carro preto? É pequenino!”)

Enfim, existem inúmeras ideias e formas para estimularem a linguagem dos vossos pequenotes. Estas são apenas algumas que facilmente podem ser aplicadas no dia-a-dia.

Dica da TF

Nenhuma das atividades acima referidas deve ser realizada com o propósito de “trabalho” mas sim sempre em contexto de brincadeira. É suposto a criança gostar de brincar e não ser obrigada a fazer tarefas que não gosta muito menos quando o intuito é estimular! Sempre que notarem que o vosso bebé/ a vossa criança está com dificuldades ao nível da linguagem quer ao nível da compreensão quer ao nível da expressão, já sabem…devem sempre consultar um Terapeuta da Fala para uma avaliação mais detalhada!

Partilhar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.