Terapia da Fala

Dia Mundial da Voz – Como está a voz das nossas crianças?

A 16 de Abril comemora-se o Dia Mundial da Voz. Um dia que serve para consciencializar sobre a saúde do nosso aparelho vocal e doenças da laringe.

E, nas crianças é essencial estarmos atentos a estas questões. Porquê? Perguntam vocês e muito bem. Porque, infelizmente, cada vez mais nos chegam às consultas crianças com perturbações da voz, muita das vezes por mau uso e abuso vocal que levam a patologias nas pregas vocais. Existem ainda outros fatores como as alergias, fatores físicos e psicológicos que podem igualmente implicar na qualidade vocal, no entanto, estes serão mais “passageiros”.

Estas alterações da voz na infância normalmente interferem negativamente no desempenho social e/ou emocional da criança e por isso é tão importante os pais, educadores, professores, profissionais de saúde…estarem alerta para estas questões de forma a identificar precocemente.

As alterações mais frequentes são:

  • Voz rouca (disfonia);
  • Cansaço vocal mais notório no final do dia ou após exercício físico ;
  • Esforço durante a fala.

Todas elas são situações que podem ser prevenidas e que diagnosticadas atempadamente têm um prognóstico bastante favorável.

A avaliação instrumental será sempre realizada (no caso de suspeita de alterações vocais) com o Médico Otorrinolaringologista, no sentido de fornecer informação acerca da patologia para uma posterior intervenção terapêutica. No entanto, se surgir alguma dúvida pode sempre contactar o Terapeuta da Fala que o orientará da melhor forma e encaminhará sempre que necessário!

Por isso papás/cuidadores, é importante estarem alerta para estas alterações de forma a prevenir que haja um agravamento dos parâmetros vocais!

Dica da TF

Vamos então manter uma boa saúde vocal?

Deixo-vos com algumas dicas, para miúdos e graúdos, super fáceis e práticas que facilmente se conseguem realizar no dia-a-dia! Nunca é tarde para começar!

A nossa voz é uma das nossas imagens de marca e o nosso instrumento mais poderoso de comunicação. Por isso, trate bem da sua e da dos seus!

Partilhar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.