Diário da Mãe

Dentinhos malandrinhos

Hoje falo-vos de um tema um tanto ou quanto “chato” aqui para nós em casa. Mas mais para o Henrique, claro.

Ora bem, quem já nos vai conhecendo um bocadinho, sabe que a erupção dentária do Henrique é assim qualquer coisa que nos atormenta de vez em quando.

Porquê? Perguntam vocês e muito bem. E passo a explicar.

O primeiro dentinho (incisivo central inferior) começou a erupcionar aos 9 meses. Altura em que também iniciou a creche. E logo nessa altura começou a dar sinais, que atualmente já percebi que não tem propriamente relação mas, foi tudo junto como diarreias, febre e otite.

E, a partir daí, começaram a nascer logo mais 3 dentinhos (os incisivos centrais superiores e o inferior que faltava). Felizmente nunca perdeu o apetite mas as noites começaram a ficar mais agitadas, e, coincidência ou não, havia sempre episódios de febre e tinha claramente desconforto nas gengivas que tentávamos “resolver” com a colocação de um gel frio mas que, na nossa perspetiva, aliviava na hora e depois o desconforto voltava.

Aos 13 meses sensivelmente, demos conta de que havia um molar a querer sair cá para fora e, novamente mais uma chatice a caminho! E daquelas de ter de ir para a urgência porque o Henrique não parava de chorar nesse dia e a febre não cedia com o Paracetamol! E o que pensávamos que seria uma outra otite ou amigdalite era afinal…um abcesso! Sim, um abcesso! A médica pediatra na altura disse que são situações que não são muito comuns de acontecer mas que, aconteceu no Henrique. Assim que tentou avaliar e colocar a espátula, o abcesso drenou e aliviou! Antibiótico e ao fim de 2 dias estava fino!

Nasceram entretanto mais uns dentinhos, sem problemas (finalmente)! Mas, como já estávamos bem há muito tempo, tinha de voltar a “festa”. E, há duas semanas atrás tivemos de pedir novamente ajuda e desta vez mais especializada! A gengiva do Henrique estava outra vez muito inflamada ao nível do canino inferior esquerdo (ah, e mais febre mas desta vez muito passageira). Por isso, decidimos fazer a 1ª consulta de Odontopediatria com a Dra. Rita Ramos, que foi simplesmente amorosa e nos explicou tudo direitinho! Esclarecemos algumas dúvidas, fez um RX (sim porque os astros alinharam-se e o H. na noite anterior tinha batido com a boca numa cadeira e tinha sido sangue que dava para fazer uma cabidela) e estava tudo impecável!

Agora esperemos que acalme de vez esta “fase dos dentes” e que só nos voltem a chatear…deixem ver….NUNCA!

Aconselho ainda, todas as mães fazerem uma consulta de Odontopediatria com os vossos pequenotes! Ajuda imenso a esclarecer dúvidas e a desmistificar alguns temas.

Partilhar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.