Psicomotricidade

Brincar Hoje, Amanhã e Sempre!

Nos primeiros anos de vida, o desenvolvimento cerebral da criança tem períodos caraterizados por períodos de grande crescimento e de expansão das células neuronais. Nesse sentido, as experiências que a criança adquire ao longo do seu desenvolvimento, permite a criação de muitas e novas conexões.

É fundamental que as crianças brinquem muito: sozinhas, acompanhadas com os pares ou com os adultos, em brincadeiras mais ou menos estruturadas. O mais importante é que sejam momentos de interação de qualidade, de crescimento e de aprendizagem e salpicados com alegria e entusiasmo para que ocorra um desenvolvimento e harmonioso.

5 minutos de brincadeira em família por dia, nem sabe o bem que lhe fazia!

5 minutos por dia? É verdade! São mesmo só 5 minutos por dia.

E se pensarmos que apenas 5 minutos por dia de uma interação familiar, em que estamos totalmente disponíveis, de corpo e alma, em plenitude e com momentos de entrega e dedicação, poderão trazer um impacto muito positivo na dinâmica familiar e proporcionar que as ligações se tornem ainda mais profundas e mais significativas, é incrível não é? E neste sentido, planeávamos de forma a conseguirmos cumprir, 5 minutos diários, não organizávamos?
Com os desafios diários familiares, as rotinas para realizar, os compromissos profissionais a cumprir, sentimo-nos muitas vezes assoberbados, a reagir e a não conseguir usufruir a antecipar, a não conseguir organizar momentos específicos de lazer e de descontração. E tudo isso faz com que aproveitemos todos os momentos para produzir, para avançar, para resolver tarefas ou então, para parar e não ouvir ruído, não sentir movimento e descansar.
Bem sabemos do quão desafiante é gerir todas as obrigações, horários e afazeres. Ainda assim, deixamos como sugestão e incentivo…fazerem por conseguir 5 minutos por dia, de qualidade com os vossos filhos, em que irão usufruir de cada pedacinho, organizando-se previamente nesse sentido. Vão ser momentos de partilha, muito importantes, quer para eles, quer para vocês e vai enriquecer e muito, as vossas interações familiares.

Esses 5 minutos, são sem tarefas adicionais em simultâneo, sem enviar mensagens ao telemóvel, sem falar em simultâneo e são momentos em que podemos e devemos mesmo aproveitar para nos divertirmos e descontrairmos. Até porque sabem que mais? É provável que aconteça, passados uns dias, vocês quererem e conseguirem mais do que 5 minutos diários, porque a leveza que vos adicionou, faz com que as tarefas sejam feitas com maior fluidez e os desafios adquiram menos carga e consequentemente sintam necessidade desses momentos e os priorizem sempre que possível.

5 + 5 BENEFÍCIOS que o brincar tem no desenvolvimento infantil:

  • Brincar é a mais importante atividade que nos faz crescer e desenvolver, quer a nível pessoal, quer a nível social, desde que nascemos. É a ação que a criança realiza quando está no seu processo de autoconhecimento e de conhecimento de tudo o que está à sua volta.
  • As brincadeiras das crianças refletem o seu crescimento e nós queremos, que se desenvolvam felizes e a superar os seus desafios, não queremos?
  • O ambiente lúdico, oferece às crianças diversas oportunidades de experimentação e de envolvimento com o meio físico e social.
  • Brincar proporciona momentos, em que as crianças podem explorar diversos objetos, ambientes e interagir com várias outras crianças e adultos. Só assim, as crianças irão aprender, a tomar decisões, a expressar sentimentos, a conhecerem-se a si e aos outros e a desenvolverem a sua linguagem oral e corporal.
  • A brincadeira permite à criança experimentar o lúdico, ao mesmo tempo que se descobre e compreende o seu meio envolvente. As crianças que brincam, aprendem a pensar e a dar significado a algo, uma vez que o brincar promove o desenvolvimento do conhecimento.
  • O brincar é o meio de expressão e crescimento das crianças, sendo o principal meio de aprendizagem.
  • As crianças aprendem a brincar. E precisam de brincar e de explorar muito, para que se possa dar lugar, a aprendizagens significativas.
  • Na brincadeira, as crianças ordenam, desordenam, destroem e constroem o mundo à sua maneira, conquistando assim um espaço para as suas fantasias, desejos, medos e sentimentos.
  • O brincar é de extrema importância para as crianças, pois através das brincadeiras que fazem, transformam e reproduzem novos significados para os diferentes objetos e situações.
  • O brincar dá liberdade de ação à criança e permite o fluir da sua imaginação. E a nossa imaginação cria asas enquanto os nossos sonhos voam, concordam?

5 Vantagens dos pais brincarem com os seus filhos:

  • Maior envolvimento e diversão nas brincadeiras;
  • Olham o mundo com os olhos da criança;
  • Aprendem a comunicar melhor com eles em função de cada momento e do estilo de comunicação que resulta melhor para eles;
  • Experimentam momentos espontâneos e autênticos;
  • Conhecem os seus filhos de forma mais profunda, através da diversidade de brincadeiras e da riqueza da estrutura e criatividade das mesmas.

Acreditamos e comprovamos todos os dias, que ao brincarmos com as crianças, mesmo que sejam apenas 5 minutos diários, estamos a fazer algo muito importante: a dar mais um passo para descobrirmos o caminho para os seus corações. Confiem em nós, experimentem com consistência e depois contem-nos como correu e o que se alterou!”

Por: Lúcia Garcia – Técnica de Reabilitação Psicomotora. Para dúvidas ou mais informações, consulte a página do instagram da @salpicos

Partilhar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.