
As melhores Dicas para escolher um presente de Natal para as nossas crianças!
Provavelmente muitos de vocês já têm as prendas compradas ou, ao invés, são como eu e ainda falta tratar de algumas.
E, uma das maiores dúvidas prende-se com o que oferecer aos mais pequenos porquê? Porque regra geral já têm imensas coisas e muitas vezes nem lhes ligam nenhuma! Ou porque se cansam rapidamente, ou porque não gostam, ou porque os pais/cuidadores não partilham as brincadeiras…enfim!
Por isso, hoje trago-vos algumas dicas (como mãe e como Terapeuta da Fala) para surpreender a pequenada e superar as suas expectativas! E se ajudarem no desenvolvimento deles? Melhor ainda, verdade? Não se deixem levar pelo consumo excessivo porque, menos é mais!
1. Jogos de antigamente
Que jogos jogaram na vossa infância? Jogos de tabuleiro, jogos didáticos, livros… E que tal, embrulharem um desses jogos/livros e oferecerem às crianças da família? Revivem as vossas memórias e ao brincarem com elas de certo que terão muito mais afeto e emoção à flor da pele!
2. Do It Yourself
O DIY está super na moda! Por isso, criarem os próprios brinquedos pode ser uma óptima ideia! É preciso algum tempo e criatividade mas será sempre uma peça única. Podem elaborar um jogo da memória, um jogo de tabuleiro (enquanto TF já fiz imensos e é muito giro), uns matraquilhos, um castelo de princesas….é só dar asas à imaginação e de certeza que as vossas crianças vão adorar e vão igualmente consciencializar-se sobre a questão do consumismo desmedido!
3. Idade certa!
O que oferecer a um bebé?
- Os mais pequeninos, até aos 12 meses sensivelmente, preferem tudo relacionado com estímulos visuais e tácteis (ex: mordedores, livros de texturas…);
- A partir dos 12m, tudo o que seja para empilhar e encaixar. Começam também a ter interesse por livros com histórias pequeninas.
- A partir dos 2 anos, brinquedos mais simbólicos e tudo o que permita o faz-de-conta.
- A partir dos 3 anos, livros, bonecas, carrinhos, trotinetes, carros automáticos e puzzles.
- A partir dos 4 anos, jogos que possam jogar em equipa e perceber em que consiste o perder e ganhar, respeitar a vez do outro…
Não se esqueça! Seja que presente ofereça, esteja sempre presente! A brincadeira é sempre mais divertida quando partilhada!