Terapia da Fala

As melhores Dicas para escolher um presente de Natal para as nossas crianças!

Provavelmente muitos de vocês já têm as prendas compradas ou, ao invés, são como eu e ainda falta tratar de algumas.

E, uma das maiores dúvidas prende-se com o que oferecer aos mais pequenos porquê? Porque regra geral já têm imensas coisas e muitas vezes nem lhes ligam nenhuma! Ou porque se cansam rapidamente, ou porque não gostam, ou porque os pais/cuidadores não partilham as brincadeiras…enfim!

Por isso, hoje trago-vos algumas dicas (como mãe e como Terapeuta da Fala) para surpreender a pequenada e superar as suas expectativas! E se ajudarem no desenvolvimento deles? Melhor ainda, verdade? Não se deixem levar pelo consumo excessivo porque, menos é mais!

1. Jogos de antigamente

Que jogos jogaram na vossa infância? Jogos de tabuleiro, jogos didáticos, livros… E que tal, embrulharem um desses jogos/livros e oferecerem às crianças da família? Revivem as vossas memórias e ao brincarem com elas de certo que terão muito mais afeto e emoção à flor da pele!

2. Do It Yourself

O DIY está super na moda! Por isso, criarem os próprios brinquedos pode ser uma óptima ideia! É preciso algum tempo e criatividade mas será sempre uma peça única. Podem elaborar um jogo da memória, um jogo de tabuleiro (enquanto TF já fiz imensos e é muito giro), uns matraquilhos, um castelo de princesas….é só dar asas à imaginação e de certeza que as vossas crianças vão adorar e vão igualmente consciencializar-se sobre a questão do consumismo desmedido!

3. Idade certa!

O que oferecer a um bebé?

  • Os mais pequeninos, até aos 12 meses sensivelmente, preferem tudo relacionado com estímulos visuais e tácteis (ex: mordedores, livros de texturas…);
  • A partir dos 12m, tudo o que seja para empilhar e encaixar. Começam também a ter interesse por livros com histórias pequeninas.
  • A partir dos 2 anos, brinquedos mais simbólicos e tudo o que permita o faz-de-conta.
  • A partir dos 3 anos, livros, bonecas, carrinhos, trotinetes, carros automáticos e puzzles.
  • A partir dos 4 anos, jogos que possam jogar em equipa e perceber em que consiste o perder e ganhar, respeitar a vez do outro…

Não se esqueça! Seja que presente ofereça, esteja sempre presente! A brincadeira é sempre mais divertida quando partilhada!

Um feliz e mega divertido Natal a todos!

Partilhar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.