Diário da Mãe

Adeus 2020, Olá 2021!

Ufa!!!! Que ano este hein?

Olhando para trás, claro que nem tudo foi mau. Tivemos um ano cheio de saúde (com uns percalços pelo caminho mas que fazem sempre parte), amor e acho que aqui em casa a palavra que ganha é companheirismo! Mas, vamos lá fazer um balanço do ano que passou…

Em Janeiro, regressei ao trabalho após 9 meses de licença de maternidade e o Henrique foi para a creche. Claro está, começou a ficar doente (ranhos e mais ranhos e mais tosses e diarreias…enfim) e não conseguimos usufruir em pleno essa fase. E, quando começámos finalmente a estabilizar, veio a nossa “amiga” pandemia e nunca mais nos largou.

Em Fevereiro, nada de especial aconteceu, só uma vida a acontecer normalmente. Destaco apenas o 1º Carnaval do Henrique e o facto de ter adorado ir mascarado para a creche!

Março… Pandemia instalada em Portugal. 1ª vaga diziam eles. Fui trabalhar e o Henrique ficou com o pai. Deixámos logo de o levar para a creche.

Abril. Estado de Emergência. Eu a trabalhar, António em casa. Até que, o marido teve mesmo de voltar ao trabalho. Teletrabalho (Até hoje). E eu, passei a ser mãe a tempo inteiro. Ficámos os 3 em casa. O Henrique celebrou o seu 1º aniversário no dia 18. Em casa. Nada do que tínhamos planeado aconteceu. Mas, estávamos todos juntos e isso foi sem dúvida o mais importante. Celebrámos também a Páscoa. Os 3 em casa. E foi muito boa apesar de serena.

E em Maio? Em casa…Em casa….Em casa…. e já a desesperar por dias melhores. O Henrique começou a dar os seus primeiros passos sozinho. O meu avô foi internado e fez cirurgia de urgência. Correu tudo bem e voltou para casa ao fim de 1 semana! Alívio.

Junho. Aniversário do António e festejámos cá em casa. Fomos à Ponte de Sôr (terra dos avós paternos) e fizemos mais alguns passeios em família. O Henrique foi ao Oceanário pela 1ª vez e fomos várias vezes à praia (que ele tanto adorou)!

Em Julho parecia que os números de infecções estavam a estabilizar e parecia tudo bem encaminhado. Fomos de férias para um Monte Alentejano, perto de Cercal do Alentejo e nessa mesma altura celebrámos o nosso 2º aniversário de casamento (28.07).

Entrámos em Agosto em festa! O meu avô fez 91 aninhos no dia 01.08 e fomos até à sua terra natal festejar! O Henrique fez imensas coisas novas, experienciou várias atividades no campo e foi um mês espetacular.

E que melhor do que começar Setembro também em festa? Dia 01.09. O meu aniversário. Fiz 31 aninhos na companhia de quem mais gosto. Dos meus. Ainda que sem abraços ou grandes demonstrações físicas de afecto devido ao que sabemos, não podia ter sido um dia mais feliz! No dia 02.09 fomos de férias até ao Algarve e que bem que nos soube sair daqui, estarmos os 3 e aproveitarmo-nos ao máximo. Regressámos a casa e, voltámos às nossas rotinas diárias. Marido em teletrabalho e mãe a tempo inteiro. Dia 18.09. Lançamento deste nosso cantinho. O Blog Born to be a Mom. O meu mais recente bebé e que tanto amor tenho por ele. É muito meu. Mas é muito vosso também. Que esta relação seja duradoura 🙂

Outubro. Chegou o Outono. Eu e o António fomos a um casamento de uma grande amiga minha que era para se ter realizado no dia do aniversário do Henrique. Passámos a segunda noite fora só os dois desde que somos papás. Mentia se vos dissesse que não nos soube muito bem. Tínhamos umas Bodas de Ouro agendadas no dia 31 deste mês, em Castro Daire e foram canceladas. Números de Covid a aumentarem drasticamente. Ficámos por cá.

E quase a chegar ao fim, Novembro. Comecei a treinar (antes do Natal calha mesmo bem………). Andámos a conhecer jardins em Lisboa e a passear por eles. Comecei novamente a dar consultas (numa clínica pediátrica em Lisboa e ao domicílio). São poucas horas porque como sabem, sou mãe a tempo inteiro e por isso tem de haver alguma gestão familiar quando eu me ausento. Mas soube-me muito bem voltar a fazer o que tanto gosto!

Dezembro. O último. Finalmente este ano atípico está a terminar. Mais difícil do que o normal. Muito duro para todos. Mas ufa, está a acabar e pelos vistos com boas notícias. Habemus Vacina!!!!!!!! A ver se é desta que o raio do vírus desiste de nos apoquentar a vida, no entanto, não vale descurar as medidas todas de prevenção e segurança para evitarmos que isto ande outra vez para trás! Mas, para a frente é que é caminho e vamos lá falar de coisas mais bonitas. É o mês do Natal e por aqui preparámos tudo com muito carinho. Fizemos a árvore dia 01 de Dezembro, tivemos sessão de fotos cá em casa no dia 03 e começámos a planear as compras de Natal. Tudo online este ano como manda a tradição (ahah). Agora é tempo de parar, refletir, perceber o que poderíamos ter feito diferente, o que é que podemos mudar com a entrada do novo ano e, acima de tudo, sermos felizes. Com saúde, amor, família e união.

Posto tudo isto, desejo-vos o melhor do mundo para o novo ano que se avizinha e espero que possamos continuar por aqui, neste nosso espaço de partilhas.

Quero deixar ainda um agradecimento muito especial a todas as pessoas que colaboram neste projeto! Que continuemos juntos por muito mais tempo! Um beijinho no coração de cada um de vocês!

Feliz Ano Novo!

Partilhar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.