
A minha profissão… Terapeuta da Fala por paixão!
Sou Terapeuta da Fala (TF) e apaixonada pelo que faço. Quando escolhi esta profissão, estava um tanto ou quanto indecisa se seria mesmo isto. E espantem-se! No 1º semestre do 1º ano da faculdade percebi que sim. Era mesmo isto! E tal como eu tinha as minhas dúvidas e incertezas acredito que vocês desse lado também se devem questionar: “o que é que fazem os TF’s concretamente?”
Então vamos lá explicar de forma resumida qual é o nosso papel na sociedade. E acreditem que é bastante importante!
O TF, por definição é o profissional que exerce funções ao nível da prevenção, avaliação e tratamento das perturbações da comunicação humana (verbal e não verbal). Isto é uma definição do Dec. Lei publicado em 1999.
Mas, na minha opinião, um tanto ou quanto redutora tendo em conta a panóplia de situações em que intervimos.
Desde o nascimento até à população idosa são várias as áreas onde metemos a “mão na massa” tais como:
- Comunicação
- Linguagem
- Fala
- Voz
- Motricidade Orofacial
- Deglutição
- Mastigação
- Gaguez
- …
E tudo isto em qualquer idade! Já viram o espetacular que é podermos ajudar alguém que precisa de melhorar a sua comunicação ou a sua capacidade de se alimentar?
Pois é, desenganem-se quem pensa que terapia da fala é para as pessoas com gaguez ou meninos que não dizem o “r” ou o “l”.
Sendo assim, e agora que já estão mais esclarecidos certamente, como é que irão saber se, e falando agora apenas na população infantil, o vosso filho/a precisa de uma avaliação ou intervenção em TF?
Fiquem atentos aos próximos artigos e vão ficar a saber tudo 😊