Terapia da Fala

A importância da leitura para o desenvolvimento infantil

Porque será tão importante lermos para as nossas crianças?

Vivemos atualmente numa era digital. Isto implica que a criança esteja focada maioritariamente em dispositivos eletrónicos tendo em conta todo o estímulo de cores, sons, músicas que estes enviam em vez de elementos tão “ancestrais” como os livros.

Por este motivo torna-se importante incentivar a leitura desde cedo pois as histórias oferecem estímulos tão ou mais importantes do que toda a tecnologia que existe (não desprimorando os benefícios que também podem trazer, mas isso fica para outras conversas), como o folhear as páginas, entrar no mundo da fantasia, brincarem ao faz-de-conta recriando a sua personagem favorita e interpretar toda a narrativa.

Sendo assim, quais os benefícios da leitura? E o que é que a torna tão especial para o desenvolvimento infantil?

A leitura não pode ser nunca vista por parte da criança como uma obrigação ou uma “seca”. Esta deve ser uma fonte de aprendizagem, não só nas escolas como também em momentos de lazer, e de conexão com o leitor (pais, irmãos, avós, educadores…). Através das histórias as crianças conseguem construir conhecimentos sobre o mundo à sua volta, sobre sentimentos, emoções e até sobre elas próprias.

Para o desenvolvimento infantil a leitura torna-se importante porque:

  • Ajuda no desenvolvimento da linguagem enriquecendo o vocabulário, ajudando na compreensão da linguagem e a criança aprende a sua língua de forma natural e conhece novas expressões que provavelmente não ouve no seu quotidiano normal. Dica: Enquanto lê para a criança peça-lhe para identificar algumas imagens e personagens que vai referindo e assim estão a passar tempo de qualidade juntos e a estimular a linguagem simultaneamente.
  • Durante os momentos de leitura conseguimos bons momentos de contacto visual entre o leitor e a criança. Enquanto lê deverá captar a sua atenção através da dramatização da história (ler com várias entoações como se fosse várias personagens diferentes).
  • Ao acompanhar a voz do leitor irá observar a articulação dos sons das palavras e a criança irá sentir-se mais motivada a imitar o adulto e a falar corretamente.
  • Ajuda no desenvolvimento da imaginação e a brincar ao faz de conta! Isto promove a diversão e a criatividade!
  • Auxilia na compreensão das emoções: é frequente a criança viver experiências através da leitura que nunca experienciou a realidade. Se a criança está a passar por alguma fase de medos ou ansiedades certamente que haverá algum livro que possa ler com ela sobre esta temática e eventualmente ajuda-la-à a entender-se melhor!
  • Melhora a concentração e o foco. É normal que a criança se vá distraindo durante a leitura e se levante várias vezes para brincar ou mexer noutros brinquedos. Mas, se tornar a leitura um hábito nem que seja durante 10 minutos por dia, a criança vai naturalmente aprender a acalmar-se naquele momento e cada vez irá ficar mais focada durante períodos maiores de tempo. Isto vai ajudar futuramente na concentração na vida académica!

Mas, o meu filho não gosta dos momentos de leitura. Como posso ajudá-lo a ficar mais interessado?

Deixo-vos algumas dicas:

  • Dê-lhe os livros para a mão para que possa explorar, folhear páginas e descobrir por si só;
  • Apresente-lhe livros de acordo com a sua faixa etária e que irão compreender facilmente;
  • Não force nunca esta atividade. Espalhe livros pela casa, em sítios propícios como os quartos e a sala (no banho também é uma boa opção) e deixe que a criança os vá buscar;
  • Brinque ao faz-de-conta e vista as personagens dando-lhes diferentes entoações na voz e mostre-lhes sempre as imagens das páginas que está a ler!

Já viu os inúmeros benefícios da leitura no desenvolvimento do seu filho? Desde a linguagem, a cognição, as emoções e tanto que podem aprender em família! A minha sugestão enquanto TF e mãe é lerem um bocadinho todos os dias com os vossos bebés e crianças e divertirem-se ao máximo com esses momentos de magia!

Partilhar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.