Psicomotricidade

A Importância da Estimulação Psicomotora

Se proporcionarmos aos nossos bebés e crianças, experiências diversificadas, através do movimento, não só os ajudamos a que se adaptem melhor ao mundo exterior, como também os ajudamos, a consolidar as bases para o desenvolvimento da sua inteligência!

Os primeiros anos de vida de um bebé/criança são fundamentais para o seu desenvolvimento intelectual e emocional. O seu cérebro está a crescer a um ritmo elevado e as experiências proporcionadas podem determinar a forma como os eles se desenvolvem. As atividades lúdicas, com objetivos e estratégias específicos, são muito importantes para que cada bebé/criança se entregue de forma espontânea à aprendizagem. O ambiente em que as atividades se desenvolvem, favorece a expressão e a comunicação verbal e não verbal e permite também o reforço das rotinas e regras já adquiridas e o próprio confronto com a realidade.

É muito importante começarmos a desenvolver e a estimular as competências psicomotoras logo desde o nascimento. Os bebés/crianças aprendem, a brincar e brincam, a aprender: a explorar os objetos, a dançar ritmos diferentes, a trocar da posição de deitado, para a posição de sentado, a arrastar, a rolar, a gatinhar, a subir e a descer e a passar por baixo e por cima dos objetos. Ao estimularmos as competências psicomotoras dos bebés/crianças, estamos a facilitar e a desenvolver movimentos e posturas importantes para o seu desenvolvimento futuro, proporcionando aprendizagens e competências que terão um impacto muito positivo no seu crescimento.

As atividades psicomotoras, estimulam e encorajam cada bebé/criança, a explorar o mundo e a fazer diversas descobertas, que serão muito importantes para o seu desenvolvimento. Promovem todas as aquisições de cada bebé/criança, de acordo com a etapa de desenvolvimento em que se encontram e vão ao encontro das suas necessidades emocionais, físicas e cognitivas.

Em que consistem as sessões de estimulação psicomotora da SALPICOS?

Nas sessões de estimulação psicomotora da Salpicos, o movimento está sempre presente! Aprendemos a orientar o nosso corpo no espaço e no tempo, a fazer ritmos mais rápidos e mais lentos, a equilibrar o nosso corpo em superfícies com inclinações e texturas diferentes, a coordenar os nossos braços e as nossas pernas em movimentos diferentes, a aumentar a resistência e a força muscular, a equilibrar o nosso corpo, a estimular a consciência corporal e a desenvolver a destreza dos dedos e das mãos.

Nas Famílias:


A Salpicos atua em proximidade e em sintonia afetiva com as famílias, com o Programa de estimulação psicomotora do desenvolvimento infantil, que realiza ao domicílio, com atividades que promovem a interação entre as crianças e as famílias, com partilhas de conhecimentos, estratégias e ferramentas para irem de encontro às necessidades de cada bebé/criança e poderem fazer essas mesmas atividades noutros dias e momentos.

O Programa de estimulação psicomotora está estruturado e organizado, para que ocorra uma estimulação e uma aprendizagem em diversas áreas do desenvolvimento de cada bebé/criança. O programa é composto por diversas atividades que são adequadas e adaptadas de acordo com a idade de cada criança, bem como de acordo com o seu nível de desenvolvimento e as suas características individuais. Neste sentido, todo o trabalho desenvolvido desde o planeamento de cada atividade, até à execução de cada atividade e sessão do programa, vai de encontro a um desenvolvimento cognitivo, emocional, relacional e motor harmonioso.

Nas escolas:


A Salpicos desenvolve um método de aprendizagem ativa e divertida com materiais específicos e diversificados, lúdicos e coloridos, onde os bebés e crianças, nas aulas de grupo, através de experiências de movimento são transportados para um espaço seguro em conhecimento corporal e de autoconfiança. Nas aulas de estimulação psicomotora – Salpicos psicomotores é potenciada a alegria, a capacidade de conexão e de amor entre as crianças e as equipas pedagógicas. As aulas são estruturadas e planeadas previamente, mas com flexibilidade para se fazer as alterações que forem necessárias, adequando sempre às necessidades de cada grupo no geral e de cada criança em particular.
Quer nas aulas de grupo da Salpicos, bem como nas sessões de estimulação individuais, os bebés/crianças terão a oportunidade de utilizar e desenvolver a sua criatividade e imaginação, aperfeiçoar a coordenação de grandes movimentos, aprimorar a sua organização rítmica, explorar os seus sentidos e adquirir uma maior descontração muscular. As atividades propostas irão, igualmente, estimulá-la cognitivamente.

Por Lúcia Garcia – Técnica Superior de Reabilitação Psicomotora / Fundadora do Projeto Salpicos

Partilhar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.