Diário da Mãe

5 sugestões de Atividades de Natal para fazer em família!

Com a época natalícia já instalada, que melhor do que aproveitar esta quadra tão bonita para se fazerem atividades em família e que aliem a diversão à estimulação?

Vamos esquecer por momentos a COVID-19 e vamos brincar todos juntos?

Por aqui temos feito vários jogos, pinturas, colagens…enfim, um número imenso de coisas e aproveitamos para estimular a linguagem! O Henrique adora as atividades que lhe vamos propondo e está sempre a aprender coisas novas!

Assim sendo, deixo-vos 5 atividades super simples, que não precisam de grandes coisas nem investimento e que podem fazer com os vossos pequenos.

1. Conto de Natal

Comecem por se sentarem ao pé da vossa árvore, com umas almofadas e umas mantas no chão. Um adulto conta uma História de Natal (de um livro que tenham, retirada da internet…) e dramatiza as personagens do conto – sempre com o livro virado para a criança. No fim, façam perguntas sobre a história e divirtam-se com as respostas dos pequenos!

2. Receita Natalícia

Mãos à obra! Que é como quem diz…Mãos na massa!

Vou-vos deixar aqui uma receita de umas bolachinhas de Natal para reproduzirem com as vossas crias. Aqui podem estimular a linguagem de várias formas, dependendo da idade da criança (ex: dizer o nome dos ingredientes, pedir para irem buscá-los, ir dando instruções para a criança cumprir…) e estão também a estimular simultaneamente as sensações como o toque, o cheiro, o gosto (se provarem), a visão… Uma atividade tão simples e tão rica para os pequenos!

Ingredientes:

  • 6 chávenas de farinha (cá em casa optamos pela farinha de aveia)
  • 1 colher de chá de fermento
  • 1 colher de chá de sal
  • 400 gr de manteiga sem sal amolecida
  • 2 chávenas de açúcar (podem optar por açúcar de côco por exemplo)
  • 4 ovos
  • 2 colheres de chá de extrato de baunilha (opcional)
  • Canela a gosto

Preparação:

  1. Misture todos os ingredientes.
  2. Quando a massa estiver pronta a trabalhar, estenda-a numa superfície plana com a ajuda de um rolo.
  3. Use formas com formatos natalícios (pinheiros, estrelas, sinos…) para cortar as bolachinhas.
  4. Leve ao forno durante 12 a 15 minutos a 180º (máx.).
  5. Enfeitem as bolachas com o que mais gostarem (pepitas coloridas, glacé…).
  6. Comam muito e divirtam-se ainda mais!
(Receita adaptada do site www.pequenada.com)

3. Caça ao Tesouro de Natal

Escondam vários objetos natalícios pela casa. Façam uma lista do que está escondido e vão dando pistas verbais para que a criança os encontre!

Exemplo: “Vai / Vão procurar a bola de Natal! Acho que está na divisão onde dormes, perto da tua cama! … … … Boa, encontras-te! Estava mesmo no teu quarto!”

4. Cantiga de Natal

Escolham uma música infantil de Natal e cantem em conjunto! Em opção, se a criança for mais crescida podem escrever uma letra juntos e cantar na noite de Natal com uma melodia à vossa escolha! A família irá adorar certamente!

5. Enfeites Natalícios

Comecem por procurar na internet imagens de bolas, estrelinhas, renas, laços, presentes… e imprimam. De seguida, pintem com canetas de feltro, guaches, aguarelas…para ficarem super bonitas! Por fim recortem e façam um buraquinho no centro superior de cada imagem e pendurem na árvore de Natal! De certeza que irão ficar com uma árvore única, super personalizada e linda!

Espero que tenham gostado destas sugestões e que as ponham em prática! Implica tempo, dedicação mas o resultado final é maravilhoso de ver. Sabem qual é o maior orgulho no fim? Ver o sorriso no rosto dos nossos pequenos por estarmos a passar tempo de grande qualidade com eles. E, só isso é que importa!

Partilhar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.